Polo: Picada Café
Curso: Licenciatura em Matemática
Atividade:
Blog 3
Componentes
do grupo:
Cezar Schumann dos Santos Daniel Monteiro
Deise graziela Hoffman
Luciane Maria Reinehr
O uso da tecnologia para entender a matemática vem crescendo de forma exponencial, os professores estão se utilizando destas ferramentas para levar os alunos a total compprensão de conceitos que de outra forma seriam de difícil assimilação pelos alunos.
Com
este software é possível levar o aluno entender conceitos geométricos os mais
diversos, na sequência mostrarei algumas destas funcionalidades da ferramenta.
Estudo dos pontos:
Figura
1 ponto médio entre dois pontos
Ponto
de intersecção entre objetos:
Figura 2 – ponto intersecção entre dois objetos
Estudo
de Reta, (Reta perpendicular, paralela e tangente) semi reta e segmento de reta
e vetor:
Figura 3 – reta, segmento e vetor
No
software é possível entender o plano cartesiano, e no mesmo exercício é
possível calcular o módulo de vetor, estudar o espaço geométrico bidimensional
e os Ângulos:
Figura 4 – plano cartesiano e lugar geométrico.
O
estudo do circulo da Elipse, Hipérbole e Parábola também pode ser feito
conforme abaixo:
Figura 5 – circulo, Elipse, Hipérbole e Parábola
Na avaliação on line 2 foi possivel fazer as representações dos vetores delocamentos pedidos do enunciado das questões como abaixo:
Estes
são alguns dos exemplos dos assuntos que podem ser explorado pelo professor
usando o GEOGEBRA.
Temos
que lembrar que o uso da ferramenta não substitui o trabalho do professor de
ensinar conceitos, e que o uso do livro didático é de extrema importância para
criança entender que uma mídia não substitui a outra, mas todas devem trabalhar
juntas para concretizar o aprendizado. Devemos ensinar aos alunos que o
computador não pensa, devemos ensinar a eles que ele vai executar um comando
que for mandado, e para que este comando seja correto se faz necessário
compreender a matéria antes, assim o software deve ser usado para que o aluno
possa visualizar como determinada figura se comporta quando mudamos algum valor
em sua equação geral, por exemplo, serve para entender de forma prática porque
isto acontece.
Quando
vamos trabalhar com uma nova ferramenta devemos conhecer quais suas vantagens e
quais suas limitações. No caso do espaço geométrico esta ferramenta tem
limitações, não é possível visualizar o
lugar geométrico tridimensional, não podemos simular as coordenas x,y,z no mesmo
plano cartesiano para isto devemos fazer uso de outras ferramentas, sendo assim
temos que ter muito cuidado para não usar uma ferramenta errada para o
aprendizado porque pode acarretar mais confusão ainda maior na cabeça do aluno.
Em
se tratando de educação temos que levar em conta qual método vai se adequar
melhor em cada situação devemos nos utilizar de varias ferramentas para ajudar
o aluno a construir seu conhecimento, dando subsidio a ele para pensar por si
mesmo e quanto mais ferramentas ele tiver a disposição melhor será sua chance
de aprender e este software geogebra é uma destas maneiras aperfeiçoar os
conhecimentos na área de geometria analítica.
Daniel realmente o geogebra é uma ferramenta fantastica, um recurso que da para ser trabalhado com alunos do ensino médio até nível superior, pois nós estamos a semanas temos atividades que fica tão mais fácil de entender a matéria usando esta ferramenta, como o deslocamento de vetores, fica tão mais fácil o entendimento, claro que como todo o novo o geogebra requer um conhecimento com o programa, para ser explorado o seu máximo, confesso que ainda apanho dele, é por isso que ressalto a tua colocação que primeiro o professor deve ter explorado o máximo o que vai passar para o aluno, para ter resultado a pesquisa, e assim tambem como concordo com voce, nenhum software vai substituir o trabalho do professor, pois antes de qualquer atividade com o programa primeiro o professor deve fazer uma boa introduçao, pois a maioria dos programas serve de um exercicio de fixação e para concretizar o conceito.
ResponderExcluirÓtima postagem! Parabéns!
ResponderExcluirRealmente o software Geogebra viabiliza o ensino da Geometria Analítica, mas como abordado o "uso da ferramenta não substitui o trabalho do professor...". Desta forma, o recurso didático vai facilitar e/ou complementar a construção de conceitos matemáticos.
O uso consciente desse recurso pode motivar aprendizagem matemática, mas o desconhecimento da tecnologia pode acabar gerando frustração nos alunos. Gostaria de saber quais seriam as sugestões para um ensino reflexivo associado a tecnologia Geogebra?
Esse software permite a criação e a manipulação de objetos de foma dinâmica contribuindo na criação de ambientes de aprendizagem motivando os alunos e permitindo que estes compreendam conceitos matemáticos, estimulem o raciocínio lógico argumentativo e que reconheçam a importância das demonstrações matemáticas. Além da representação geométrica ele também apresenta sua forma algébrica permitindo explorar funções e equações. O programa é bastante amplo de fácil manipulação possibilitando que os alunos rapidamente dominem suas principais funções tornando a área de trabalho agradável.
ExcluirA cada dia torna-se necessário despertar o interesse dos alunos pela geometria, o uso das mídias e softwares são importantes aliados porém é necessário que estes sejam utilizados de forma socializadora atribuindo significado à aprendizagem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAo utilizar o software, o professor precisa intervir ou os alunos podem trabalhar individualmente?
ExcluirSe o aluno tiver domínio do programa o professor não precisa intervir no trabalho do aluno.
ExcluirMesmo com o domínio do software, a intervenção do professor não se faz necessária?
ExcluirSabemos que o uso de softwares trazem mudanças na forma em que aprendemos e com isso mudanças na forma de pensar e agir, portanto é necessário que haja a intervenção do professor no uso dessa tecnologia sempre que ele julgar necessário. Intervir também é questionar, auxiliar em dúvidas, debater novas possibilidades... Se o aluno domina o manuseio do software não quer dizer que ele realmente saiba construir aprendizagens de significado.
ExcluirComo a colega Luciane comentou...o professor intervém quando julgar necessário. A intervenção do professor pode ser feita para provocar mais conhecimento ou simplesmente para esclarecer alguma lacuna no desenvolvimento da atividade.
ResponderExcluirA presença do professor sempre se faz necessária, garantindo que o aluno esteja focado na atividade proposta pelo professor...
ResponderExcluir