terça-feira, 3 de dezembro de 2013





GEOMETRIA ANALÍTICA

Quando falamos em Geometria Analitica o que vem a nossa mente?
A geometria analítica ou também denominada de coordenadas geométricas, ela se baseia nos estudos da geometria através  da utilização da álgebra.
E foi o francês Renê Descartes (1956-1650), o pai da matemática, pelo fato de ter sido o matemático que  formulou a maioria das idéias da geometria analítica.




Descartes deu inicio a seus estudos  ligados a geometria no início do século xvII, onde ele fez a relação da álgebra com a geometria e atribuiu o eixo de coordenadas,  infundindo os primeiros estudos  quanto as propriedades do ponto, reta e circunferência. O que  permitia que se fizesse a medida de dois pontos se for realmente preciso pregar  uma régua e fazer a medição.
Depois de muitos anos, hoje percebemos o quanto todo este estudo teve importância, e nos damos conta o quanto é importante a geometria analítica, como por exemolo, o GPS, que na grande maioria dos carros já se fazem presentes, para nos guiar ao destino desejado, através da localização de satélites que nos guia com precisão. Nas câmeras digitais também usamos  geometria analítica, através do uso dos  planos cartesianos o qual se utiliza inúmeros pontos, e quanto mais pontos melhor a imagem, aqui no exemplo da maquina podemos exemplar nossos pontos como os megapixes, quanto mais melhor a resolução. E assim a Geometria analítica se faz presente na sociedade em coisa que nem nos damos conta.
A geometria analítica esta relacionada com a álgebra vejamos abaixo um link, para um vestibular que tem uma musica que na letra dela, nos relata as fórmula e definições dos conceitos:

No site  http://www.brasilescola.com/matematica/geometria-analitica.htm podemos encontrar as formulas e suas definições detalhadas.
Abaixo temos um link http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php   Onde podemos baixar e jogar um para ver o que aprendemos.
Acima o link para assistir o vídeo:











Neste game podemos perceber Distância entre dois pontos, Equação Reduzida da Reta e da Circunferência e Introdução as Cônicas

Depois que identificar o GAME faça o seu download no formato compactado observando onde vai salvar o arquivo. Depois de baixado é preciso descompactar o arquivo abrir a pastinha e clicar no link que parece um f. Se o link parecido com um f não aparecer baixe o Adobe Flash Player para poder rodar o seu GAME. Procure por um caso não tenha em qualquer site de busca.
Ainda podemos disponibilizar um software Geogebra no link : http://www.geogebra.org/cms/pt_BR  que nos permite visualizar de forma clara o manuseio da Geometria analítica.


Bibliografia:
Game Geometria Analitica: Missão Ecológica. Dispoivel em: <http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.phpAcesso em 02 novembro de 2013

História da Geometria Analitica. Disponivel em: http://www.pensevestibular.com.br/enem/geometria-analitica-aula-e-historia>. Acesso em 02 novembro de 2013
Vídeo com fórmulas de Geometria Analítica cantadas. Disponível em:<http://www.youtube.com/watch?v=mIUBajMT5Iw>. Acesso em 02 novembro de 2013

COMPONENTES: 
CRISTIANE  MARIA  FROLICH  
EGLY
MICHELI BOONE


PAULO

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Um site muito interessante com muitos materiais para pesquisa é o http://www.somatematica.com.br, pois possui um amplo numero de exercícios, jogos, softwares, conteúdos e materiais de apoio, se entrar em http://www.somatematica.com.br/emedio4.php , abrirá uma material sobre geometria analítica, para meu estágio utilizei muitos exercícios e explicações que encontrei neste site.
    Possui também uma área com provas de vestibulares de varias instituições que pode ser muito aproveitada por quem precisa fazer uma prova deste tipo.
    Olhando o site também é possível fazer provas online e um dos tópicos é Geometria analítica. As provas estão no link abaixo.
    http://www.somatematica.com.br/online.php
    E detalhe, sempre que a pagina da prova é atualizada as questões são diferentes.
    Para outras situações também acho interessante os desafios matemáticos que estão aqui.
    http://www.somatematica.com.br/desafios.php



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal estares compartilhando estes links e suas experiências. Ao utilizar estes recursos, os alunos conseguiram entender bem conteúdo?
      Qual software foi utilizado?

      Excluir
  3. Gostava de utilizar os desafios que tem no próprio site, para verificar compreensão e entendimento dos conteúdos. Acho que é uma alternativa muito boa, visto que os desafios fazem pensar muito, e principalmente interpretar que na minha opinião é uma das grandes dificuldades dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao que está atrelado a dificuldade de interpretação de textos matemáticos?

      Excluir
    2. Olá professora,

      Pelo que sei e percebo, os alunos leem e escrevem muito pouco e a interpretação deles é muito superficial em outras disciplinas, preferem se ocupar com outras coisas. Já conversei com uma professora de português e me disse que os alunos não conseguem interpretar os textos mais simples, acho que isso tem relação a falta de interesse e a eles resolverem as questões mecanicamente e sem pensar o por que das coisas, acho que isso também tem a ver com as tecnologias de hoje em dia, pois para se fazer um trabalho é muito simples copiar e colar da internet, sem nem ao menos ler e formatar o texto. Uma outra professora me mostrou um trabalho de um aluno que ele nem se deu ao trabalho de ler e formatar o texto do Wikipédia, no texto ainda aparecia coisas sublinhadas dos links. As tecnologias possuem muitas vantagens, mas acho que uma desvantagem é esse emaranhado de informações que o aluno tem acesso sem nem entender o que está escrito, por isso acho que no meu tempo de escola, como tínhamos que procurar em livros e escrever manualmente no caderno ou em folhas com certeza fazíamos muito mais atividades de interpretação e entendimento de textos. A interpretação dos textos é essencial não só em português, matemática... e sim em todas as disciplinas, provas, concursos e vestibulares, pelo menos todas que fiz possuíam atividades que exigiam interpretação de texto, por isso acho que esse assunto deveria ser levado muito mais a serio pelos alunos.

      Excluir
    3. Em algum momento estes alunos terão que recuperar o tempo perdido e correr atrás deste estudo. A defasagem na interpretação irá acompanhá-los durante a vida adulta, no trabalho, por exemplo. É importante fazer com que eles pensem a respeito...

      Excluir
  4. Ótima estratégia Paulo!! Utilizar a tecnologia é aliar conhecimento ao processo de aprendizagem...
    A aprendizagem do aluno não depende apenas do ensino da sala de aula, pois o novo buscar faz com que ele passe de mero espectador para um sujeito ativo desse processo ...


    Uma questão para todos:
    Na escola em que realizaram o estágio (ou pré-estágio), qual é o maior desafio na utilização das tecnologias no ensino da matemática ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite professora Mara, os alunos da turma na qual eu realizei o estagio II, foi a mesma que fiz o meu primeiro estágio, pelo relato dos meus alunos, não usaram durante este ano nenhum material concreto, muito menos alguma tecnologia, talvez pelo fato da turma se grande 28 alunos, fica um pouco dificil, ir para um laboratório de informatica, mas o colégio tem um laboratório muito bem equipado, com no minimo uns 25 computadores, então há um espaço disponivel, e eles são tao receptiveis com estas tecnologias pois fui com eles para a sala de informatica, assistimos uma tele aula, tudo o que é novo para o aluno, é também transformador, ele cria, ele constrói, através do desconhecido que desperta seu interesse, e esta nova geração de estudantes nos faz ir em busca de artificios que despertem sua atenção e como a onda agora é a internet nada como usar a nosso favor, pois recursos desse tipo, softwares, os sites que contenham atividades relacionada a cada conteudo novo a ser abordado, deixando a aula mais prazerosa para os alunos e com certeza tudo que é feito com prazer, rende e toda a brincadeira desencadeia gera construção de conhecimento, e o conhecimento que é criado pelo próprio aluno através de deduções, de análise, de busca, de desafios, é um conhecimento que gera aprendizagem, e isso não tem preço.

      Excluir
    2. Professora Mara,

      Pude perceber nos estágios que quando se utiliza o computador como aliado na aprendizagem, o desafio é manter a atenção dos alunos no conteúdo e nas atividades, pois eles dominam está ferramenta(computador) e se não forem monitorados se distraem e começam a fazer outras coisas, assim perdendo o foco da aula, acredito que está a principal dificuldade que um professor passa quando faz alguma atividades destas com uma turma grande, por isso o que precisamos é uma pré disposição do aluno querer aprender, o que hoje em dia não é uma coisa muito fácil de se encontrar.

      Excluir
    3. Na escola que fiz o estágio, a minha dificuldade foi trabalhar cm estas tecnologias. Eles tinham pouco conhecimento na ferramenta que utilizei, no caso EXCEL, mas cm uma atenção separada, conseguimos resolver as tarefas.

      Excluir
    4. Eu usei a tecnologia no meu primeiro estágio, e os alunos gostaram bastante, prendeu a atenção de todos que nem vimos a hora passar que quando percebemos a aula já estava acabando e no outro dia queriam ter a mesma aula.Acho interessante usar a tecnologia quando pode, os alunos gostam e principalmente quando tem atividades diferenciadas. E também acredito que estimulem a gostarem e se interessar mais pelo conteúdo.

      Excluir
    5. Achei que este link pudesse contribuir quanto a orientação do uso da tecnologia:

      http://new.netica.org.br/educadores/orientacoes/orientacoes

      Excluir
    6. A quantidade de alunos em sala de aula reflete no andamento da aula...
      O trabalho em duplas pode ser uma alternativa para suprir a falta de computadores. Assim, os sujeitos trocam e discutem seus conhecimentos.

      Para chamar a atenção do aluno equivale a contextualizar o conteúdo com temáticas que eles curtem...

      Excluir
    7. Professora Mara, certamente o uso de tecnologias torna a aula mais atraente, mas no meu caso é quase impossível usar o laboratório de informática, pois na escola que atuo na parte da manhã em média são 35 alunos, para 12 computadores, sendo que destes 3 estão estragados e na parte da tarde tenho um quinto ano do ensino fundamental com 33 alunos, já tentei usar estratégias como dividir a turma em 2 grupos, mas não deu certo, pois não tem na escola uma professora substituta para que possa acompanhar as crianças, logo, passei a não usar esse recurso.

      Excluir
    8. Quando utilizamos o computador como auxilio na aprendizagem, o principal desafio é fazer com que os alunos realmente fiquem pesquisando e usando o software sugerido, pois como a grande maioria possui o domínio do computador, estes distraem-se e acabam utilizando a ferramenta para outros fins. Quando a turma for composta por uma quantia maior de alunos, maior é a dificuldade em monitorá-los. Mas é importante a instrução antes da entrada no laboratório, para esclarecer as regras de uso, como a grande maioria gosta deste tipo de aula, explico que se estas forem cumpridas, haverá mais aula neste ambiente.

      Excluir
    9. A utilização de objetos de aprendizagem como o apresentados é uma estratégica muito boa baseada no uso das tecnologias. Apesar de muitas vezes estes serem apresentados de forma lúdica e infantil, já utilizei objeto semelhante em uma turma de segundo ano do Ensino Médio e obtive resultados acima dos esperado. São ferramentas que devem ser mais aproveitadas.

      Excluir
  5. As tecnologias estão para todos, como tal nem todos tem o domínio da mesma.
    Temos por finalidade e interesse usara a tecnologia para aprimorar nosos conhecimentos e ensinar também.
    Logo temos muitas ferramentas tecnológicas que nos facilitam muito a construção do conhecimento como: Grafmat, O geogébra e tantos outros que estão ao dispor em domínio público.
    Temos também material pronto para ser aproveitado como pesquisa ou referência de aprendizado como :http://www.somatematica.com.br/emedio4.php, Brasil escola e outros de tamanha importância conforme a cada circunstância e proposta de trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual foi o intuito de utilizar as tecnologias em seu estágio?

      Excluir
  6. Quando se fala em Geometria Analítica, logo agente liga esse nome a Renê Descartes, retas, coeficientes,gráficos,coordenadas cartesianas, etc...
    Ele estudou tudo isso e muito mais e hoje sabemos a importância desse estudo. Vemos a Geometria Analítica em tudo, GPS, maquinas e muitas coisa que passam despercebidos por nos eu fico fascinada com tanta coisa.

    Achei muito interessante o conteúdo desses links que os colegas disponibilizaram, tem várias coisas que podemos aproveitar quando estivermos
    dando aula.
    Eu gostei muito e gosto de usar a tecnologia pois com isso se aprende muito, apesar de ter certas dificuldades em alguns momentos, mas isso me instiga a aprender mais e acredito que com os alunos seja a mesma coisa. Usar a tecnologia para instigar a curiosidade a aprendizagem dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Além dos exemplos citados, quais exemplos práticos podemos utilizar para demonstrar que a Geometria Analítica está presente na vida do aluno?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. O uso da tecnologia é interessante como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Existem porém coisas que ela não explica para os alunos, porque dá respostas automáticas e prontas.Não podemos ignorar que os conceitos matemáticos já existiram antes da era do computador e os alunos tiveram que aprender assim mesmo. Imaginemos como as pessoas faziam uma faculdade há 50 anos atrás.
      Será que a Matemática mudou tanto de lá pra cá. Eu estou dizendo isto,porque tenho uma dificuldade enorme de trabalhar com estes programas. Penso que a matemática está presente em coisas mais simples da vida.

      Excluir
    4. A contextualização do ensino da Geometria Analítica favorece a aprendizagem do conteúdo. Como o professor pode fazer isso?

      Excluir
    5. Para facilitar a aprendizagem de qualquer conteúdo, às vezes, uma saída da sala é uma boa estratégia. Uma vez eu acompanhei uma medição de terra pelo GPS. Eu me facinei quando vi que os pontos caíram tão certinho de uma ponta para a outra, mesmo tendo que passar por um valo fechado de mata. Penso que práticas como esta ajudam a compreender melhor a importância da geometria analítica.
      Outra questão, como isto é um assunto trabalhado no terceiro ano do Ensino Médio, aqui na nossa cidade muitos alunos já são encaminhados para as firmas onde realizam pequenos estágios, conforme o tipo de trabalho, eles já aplicam noções de geometria também, principalmente os que vão para fábricas de móveis, indústrias de esquadrias.

      Excluir
    6. Que legal Adilo. A saída de campo, muitas vezes, extrapola o conteúdo planejado, pois os alunos instigados com a experiência levantam uma série de questões que enriquecem e facilitam o entendimento do conteúdo.

      Excluir