quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Surdos na Escola



A inclusão nos dias de hoje é defendida por leis e incluem todas as crianças no ensino regular, e a instituição que irá recebe-las deve estar apta a atende-las, mas quando a primeira língua que os alunos aprenderam não é o português, como incorpora-los a um ambientes que todos já utilizam o português, os surdos aprendem primeiro uma língua que se sentem mais a vontade para expressar seus sentimentos e ideias, a Língua Brasileira de Sinais(LIBRAS) .
Na cidade onde pesquisamos não encontramos nenhum caso de aluno surdo nas escolas, na rede particular havia um aluno que teve problema com  surdez, mas hoje esta com um implante, tem o devido acompanhamento da fonoaudióloga, e ouve com naturalidade, acompanhando de uma forma completa a turma, nas demais redes municipal e estadual, não tem alunos com tal deficiência.
Pelo que pesquisamos tudo começa em casa, muitas crianças surdas só tem contato com LIBRAS na escola, pois na maioria dos casos são filhos de pais ouvintes que não se dispõem em aprender está língua para se comunicar com eles.
Acreditamos que não se pode 'atirar' a criança surda em uma instituição ou em uma classe comum, alegando a necessidade de 'inseri-la' na escola regular; essa atitude mostra que não há um reconhecimento da necessidade da criança surda de ter um atendimento cuidadoso, para que desenvolva suas habilidades comunicativas.
Para uma inclusão gradativa e viável a escola precisa ter, acessória em relação a língua de sinais, materiais concretos e visual que sirvam para assimilação dos conceitos, contato com professores que já tiveram situações semelhantes em suas salas de aula e orientação de professores das classes especiais.
Esse assunto é muito polêmico, mas trata-se de um processo em que o aluno surdo tem oportunidades e chances de desenvolver e evoluir em relação a meios educativos para uma autonomia econômica e social para sua vida. A integração ou inclusão é semelhante a um processo em que as próprias instituições necessitam fazer alterações e se desenvolver com o objetivo de proporcionar um ensino de qualidade a todos os alunos e o máximo de acesso aos que têm necessidades educativas especiais.

12 comentários:

  1. Olá pessoal,

    Mesmo que ainda não haja nenhum caso na cidade, como vocês percebem a preparação das escolas quanto a inclusão da pessoa surda no ensino regular?
    As escolas possuem essa assessoria material para favorecer o desenvolvimento da aprendizagem?

    Abraços,
    Tutora Mara

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  2. Como já foi dito a inclusão está na lei, porém as escolas e nem os professores receberam a devida atenção no que diz respeito em receber esse aluno. Acredita-se que nos moldes em que a inclusão está hoje ela não cumpre os seus objetivos que seria o de incluir os alunos especiais na classes regulares de ensino. Ainda faltam recursos nas salas de AE e preparação e orientação de professores para a realização desses atendimentos.

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  3. A falta de preparação dos professores gera uma certa repreensão na escola na adoção de políticas inclusivas. Muitas vezes, com a grande carga horária que os professores assumem não resta tempo para dedicar-se a formação continuada.

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  4. Concordo com você professora a inclusão depende de diversos fatores e para que os professores possam se atualizar e continuar com sua formação, eles também precisam de meios e de mais valorização, tanto financeiramente como dentro de sala de aula. Nos dias de hoje que sempre faltam professores e ainda mais com conhecimentos necessários para inclusão de alunos com necessidades especiais, precisam ser tomadas ações desde a base da formação dos professores e também no numero de educadores, e para isso acontecer precisaremos de incentivos, melhores salários, bolsas e uma reforma no que se refere ao poder de nossos governantes e em seus salários.

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    1. A educação precisa ser mais valorizada para que receba mais incentivos. Acredito que a rede mundial de computadores está auxiliando nessa batalha mostrando a realidade educacional...mas precisamos do olhar atento dos governantes para haver mudanças.

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  5. Esta semana eu fui visitar a APAE, muito diferente com o assunto em questão, mas como eu não havia sentido na pele como é interagir com alguma criança portadora de deficiencia, eu resolvi fazer a visita a esta instituição. A partir deste momento eu mudei o meu modo de pensar, antes eu era a favor da inclusão em qualquer hipotese, eu achava ser um direito de tais pessoas, mas agora mudei minha forma de pensar, acredito sim que deva haver a inclusão, mas, como falou a professara e meu colega Paulo, é preciso, a atualização dos professores, uma boa preparação emocional e profissional, pois requer muito mais atençao, mais conhecimentos para haver esta tão esperada inclusão dos alunos com necessidades especiais, porque caso contrario, eu acho que é mais saudavel para eles, estarem na companhia de alunos que sentem o que eles estão sentindo, e não junto dos dito "normais", pois sem uma devida preparação tanto dos professores quanto dos colegas, a situação pode não ser agradavel, para os alunos com necessidades especiais.

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    1. Com certeza Cristiane. É preciso estar num espaço inclusivo para se sentir bem, não apenas estar ali 'incluso'.

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  6. Michele,
    Qual é o seu posicionamento a respeito dos questionamentos acima?

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  7. Cristiane, Egly, Michele, Paulo L,

    Em relação a história dos surdos, como eles eras vistos na sociedade?


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  8. As escolas não estão preparadas, os professores também não. No entanto, "atirar" os alunos na escola regular não necessariamente é uma inclusão como foi colocado. No entanto, só entendemos as dificuldades presentes nessa inclusão, em especial para os professores, ao vivenciarmos a experiência.

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  9. Concordo com a professora quando comentou a excessiva carga horária do professor. Ai questiono como se preparar melhor? Como fazer um aperfeiçoamento para trabalhar com alunos surdos? Um professor que trabalha manhã, tarde e noite, como se preparar para está realidade que cada vez está mais perto de nós? Penso que é urgente e necessário que políticas públicas devem organizar-se para que isso todos estão questionamentos possam ocorrer e termos uma educação de inclusão.

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  10. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa e por seus comentários.
    Realmente a questão da inclusão suscita muitas discussões. Mas com certeza a questão da preparação dos professores em meio a cargas horárias tão sobrecarregadas é uma questão bem delicada.
    Gostaria de saber o que vocês acreditam que deva saber um professor que irá trabalhar com um aluno surdo?
    Abraço

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